Galeria Umberto I

Construída entre 1887 e 1890, a Galeria Umberto I é um impressionante exemplo arquitetônico do século XIX que compõe uma das galerias mais importantes do país junto com a Galeria Vittorio Emanuelle II de Milão.

Coberta por uma estrutura de ferro e vidro, a galeria está decorada com imponentes estátuas e chamativos murais que representam os diferentes continentes, as estações do ano e várias divindades clássicas. 

No primeiro andar podemos encontrar algumas lojas, cafeterias e restaurantes, enquanto a zona superior é dedicada especialmente aos escritórios e setores administrativos. 

Olhando ao passado

Durante o século XVI, o bairro de Santa Brígida era uma zona decadente e cheia de ruelas com má reputação, palco de constantes delitos. Os prostíbulos e as brigas aconteciam diariamente e acabavam por destruir algumas construções importantes da cidade. 

Com a aprovação da lei de saneamento da cidade, foram colocados em prática diversos projetos, como a construção de uma grande galeria com quatro andares cobertos por uma cúpula. Este seria o lugar ideal para passear sem medo, onde os proprietários e funcionários dos hotéis e das lojas poderiam ficar tranquilos em relação aos roubos e à violência.  

A galeria nos dias de hoje

No momento de sua criação, a Galeria Umberto I (Galleria Umberto I), foi uma autêntica revolução e converteu-se em um luxuoso centro de moda e restauração. Apesar de atualmente não ter o mesmo prestígio do passado, já que muitos estabelecimentos se encontram fechados, vale a pena visitá-la. 

Você pode aproveitar a visita à galeria para conhecer alguns lugares próximos, como o Teatro San Carlo, a Praça do Plebiscito e o Palácio Real

Transporte

Metrô: Toledo, linha 1.
Ônibus: San Carlo, linhas R2 e C25.