Basílica de San Lorenzo Maggiore

Basílica de San Lorenzo Maggiore

Localizada na Praça de San Gaetano, a Basílica de San Lorenzo Maggiore é uma das mais antigas de Nápoles. Sob as suas entranhas, é possível visitar escavações arqueológicas que narram a história da cidade.

O interior da basílica é composto por uma planta com forma de cruz e 16 capelas nas laterais. Junto à basílica, é possível visitar o convento de San Lorenzo, que atualmente conserva algumas zonas com o seu aspecto original. Além disso, a basílica abriga o Museu dell'Opera di San Lorenzo Maggiore, no qual é possível ver importantes testemunhos do século XVIII.

De volta ao passado

Ao longo dos anos, a basílica passou por inúmeras remodelações. Deste modo, o claustro funcionou durante algum tempo como depósito de armas e o campanário sofreu assaltos e invasões em diversas ocasiões.

A fachada foi completamente reconstruída em 1742 e a partir de 1882 a igreja foi restaurada diversas vezes. Por isso, os elementos barrocos originais foram extinguidos.

Uma das partes mais interessantes do convento são as escavações arqueológicas de origem greco-romana que se encontram escondidas sob suas instalações. A apenas alguns metros sob a superfície, é possível viajar no tempo ao passear pelos restos do antigo mercado da cidade e algumas estruturas procedentes do século IV a.C.

Bem localizada e interessante

A Basílica de San Lorenzo Maggiore é um dos complexos monumentais mais importantes da cidade, tanto historicamente quanto artísticamente, e por isso vale a pena visitá-la.

Muitas pessoas confundem a visita da parte subterrânea da basílica com a visita dos túneis da Nápoles Subterrânea. No entanto, leve em consideração que são atrações diferentes.

Horário

Todos os dias, das 9:30 às 17:30 horas.

Preço

Adultos: 9€.
Menores de 18 anos: 6€.

Transporte

Metrô: linhas 1 e 2.
Ônibus: linhas 201, C1N e R2.