Onde comer em Nápoles

Onde comer em Nápoles

Comer em Nápoles é  um autêntico prazer. Deixando os estereótipos de lado, a Itália não é apenas massa e pizza e a gastronomia da cidade é um exemplo disso. Você encontrará uma grande variedade de peixes, cereais e hortaliças deliciosamente elaboradas.

Os pratos mais conhecidos da cozinha napolitana e da italiana, no geral, são a pizza e as massas. No entanto, a gastronomia de Nápoles tem muito mais a oferecer aos seus visitantes.

A cozinha napolitana se caracteriza pela abundância de peixes e mariscos procedentes do Mar Tirreno, embora também possua uma grande variedade de cereais e hortaliças, dois ingredientes usados em deliciosos pratos de massas.

Estes são alguns dos pratos típicos que você poderá provar na cidade:

Pratos típicos

  • Pizza marinheira: elaborada à base de tomate, azeite de oliva, alho e orégano, é a pizza mais típica de Nápoles.
  • Pizza marguerita: simples porém deliciosa, a pizza marguerita é preparada com tomate fresco ralado, muçarela, manjericão e azeite de oliva. 
  • Pizza frita: nascida na antiga Nápoles como uma alternativa de prato barato para os cidadãos que não podiam permitir-se comer a pizza assada. Você pode encontrá-la em alguns restaurantes ou barracas de comida para levar.
  • Ragú napolitano: este molho típico pode ser usado como acompanhamento de diferentes tipos de massa e é feito à base de carne de boi, presunto, embutido, molho de tomate e verduras que são cozidas a fogo lento.
  • Sfogliatella: este doce tradicional é feito com diversas camadas de massa folhada recheadas com creme de queijo ricota.
  • Pastiera: torta doce e suave com ricota e fruta confitada.
  • Babá: este doce esponjoso e assado costuma ser banhado em rum, embora também possa ser preparado com limoncello.
  • Limoncello: originário de Nápoles e da Costa Amalfitana, o limoncello possui um sabor doce e amargo na medida certa; algo que o converte em um dos licores mais conhecidos e amados do mundo inteiro.
  • Café napolitano: os cafés típicos de Nápoles são pequenos e encorpados, com um característico sabor intenso e tostado.

Melhores zonas para comer

Em Nápoles é possível comer bem por muito pouco e você não terá dificuldades para encontrar restaurantes que ofereçam a gastronomia local em toda a cidade.

Se você está interessado em provar os peixes da zona, recomendamos que procure algum restaurante no passeio marítimo, mais especificamente na Via Partenope. Outra opção recomendável seria o Borgo Marinari (atrás do Castelo do Ovo), uma zona um pouco mais turística, com preços mais elevados mas encantadora.

Para comer pizza, recomendamos as zonas  Via dei Tribunali e Spaccanapoli, duas das principais vias da cidade.

São vários os fóruns e sites que recomendam pizzarias conhecidas, como Da Michelle ou Gino Sorbillo. No entanto, na nossa opinião, a grande propaganda transformou esses restaurantes em lugares muito massificados, onde é necessário ficar na fila por horas. Leve em conta que na cidade existem lugares para provar a autêntica pizza napolitana igualmente deliciosos.